[Entrevista] Agnes Luciana – Fisioterapeuta especializada em Dor

0
1551
Agnes Luciana
Fisioterapeuta especializada em Dor – Niterói-RJ

Agnes Luciana, fisioterapeuta, com mais de 15 anos de experiência, se tornou especialista em DOR em função do seu próprio sofrimento. Seu desafio diário é aliviar o sofrimento dos seus pacientes mesmo aqueles com difícil diagnóstico. Para tratamento das disfunções temporomandibulares e dores de uma forma geral ela usa como seus aliados as formações internacionais RPG Souchard e Stecco. Ela investiu em 3 áreas que julga importante no processo de tratamento: Conhecimento técnico, relacionamento humano e Consultório (ambiente aconchegante e bem equipado).

Por que tratar da Dor?

Desde muito cedo Agnes ficou fascinada em poder usar as mãos no processo de cura nas pessoas. Esse dom era percebido por pessoas próximas como sua avó e outros parentes próximos que ficaram doentes e tiveram esse contato próximo com ela.  Nesse período ainda estava na faculdade e acreditava que como boa estudante poderia ajudar mais pessoas e assim, ter uma carreira brilhante.

Logo depois de formada percebeu que apesar da importância do seu trabalho sua profissão como fisioterapeuta não era suficientemente valorizada na sociedade de uma forma geral, pelas poucas oportunidades de trabalho que recompensasse seu tempo e dedicação. Mas mesmo assim persistiu em trabalhar focando apenas no seu aprendizado sem se importar naquele momento com remuneração.

Porém, as atividades que desempenhou em estúdios ou atendimentos domiciliares a limitavam no que acreditava ser um salto de qualidade na sua carreira, ou seja, ser mais útil às pessoas.

Ela desde cedo convivia com dores fortes e nesse período de reflexão sobre sua carreira seu quadro foi piorando. Dores de cabeça que começavam a impedir sua concentração nos estudos, trabalho e na vida social. Foi buscar ajuda de outros profissionais de saúde como sempre fez, porém, sem diagnóstico correto, a cada dia se tornava mais grave e incapacitante seu sofrimento.

Se não bastasse toda a instabilidade no seu trabalho nessa época, agora o receio era ter a sua carreira em risco por conta de uma incapacidade física e emocional que começavam a impedi-la de prosseguir no caminho que tanto sonhou em trilhar.

Agnes percorreu diversos profissionais de saúde, médicos de várias especialidades, dentistas, inclusive bucomaxilos. Tomou remédios, fez extração de sisos, usou aparelhos ortodônticos, placas mio relaxantes, mas as dores persistiam, apesar de toda a disciplina nos tratamentos que eram orientados.

Foi quando bateu um certo desespero porque ninguém conseguia resolver suas dores. Chegou a pensar que não haveria solução. Foi nesse momento que manteve a tranquilidade para refletir qual caminho que deveria seguir, ou seja, progredir na sua profissão, na sua carreira como tanto sonhou e tratar das suas dores de forma efetiva.

Método italiano Stecco

Método italiano Stecco

Decidiu pesquisar e mergulhar nos melhores cursos da sua área, mas focada não só em buscar soluções para suas dores, mas também, ajudar tantas outras pessoas que deveriam sofrer do mesmo problema.

Fez as melhores formações nessa área: Tratamento das disfunções temporomandibulares com maiores especialistas dessa área e formações internacionais específicas para tratamento da dor.

Apesar de toda dedicação e seus novos conhecimentos, alguns pacientes que chegavam não progrediam como ela gostaria. Chegou a pensar que as técnicas eram ótimas, mas talvez ela tivesse falhando em algum aspecto, seja no tratamento ou no relacionamento com seus pacientes.

Foi quando ela resolveu investir num maior número de atendimentos e criar um maior envolvimento do paciente no tratamento.

Como acabar com as dores?

Apesar de ter um bom relacionamento com seus pacientes, percebeu que teria que ir além, como Agnes nos falou: “Como envolver mais o meu paciente no seu próprio tratamento e fazer com que ele se comprometa mais no programa que foi contratado por ele”.

Finalmente os resultados foram surpreendentes!

Aliar técnicas avançadas de tratamento da dor e compreender que o paciente tem um papel importante nessa história, foi o que trouxe um índice de mais de 97% de resultados em seu consultório, ou seja, pessoas sem sofrimento na sua vida familiar, no trabalho e no convívio social!

Agnes Luciana é uma das poucas fisioterapeutas em Niterói-RJ especializada em disfunção tempromandibular, tornou-se referência recebendo muitos pacientes de outras cidades. Além de ter se tornado uma especialista no tratamento da DOR, hoje ela também presta consultoria e palestras.

DEIXE UMA RESPOSTA